Cuidados com a pele no verão

 Categoria Dicas

Nesta época do ano, a busca pela beleza fica ainda mais em evidência. Por isso, não podemos esquecer da nossa pele, principalmente no verão.

Para prevenir o aparecimento de manchas e queimaduras, é essencial o uso do filtro solar diariamente, especialmente, no verão. Contudo, existem também outros meios para auxiliar no combate aos males causados por essa maior exposição ao sol. Um deles é a fotoproteção oral.

Existem alimentos que podem auxiliar na fotoproteção. Então, nada melhor do que incluí-los na dieta, ainda mais no verão. Aqui vão alguns exemplos:

– Chá verde: além do seu consumo na dieta, seu extrato em cápsulas encontrado em farmácias, auxilia na proteção  contra radiação dos raios UVB e ainda melhora a qualidade da pele.

– Vitaminas A, C, E e antioxidantes:  inibem a produção de radicais livres, os quais estão envolvidos no processo de envelhecimento, além de certas doenças como o câncer.

– A vitamina E (encontrada em óleos de canola e girassol, sementes – castanhas do pará, amêndoas, grãos em geral) age na estabilização da membrana celular, reduz o eritema, melhora a secreção de sebo e a hidratação da pele.

– A vitamina C (encontrada nas frutas cítricas, kiwi, acerola, goji berry, entre outros) atua na síntese de colágeno e no aumento da biodisponibilidade de selênio, um mineral que constitui o grupo de enzimas antioxidantes mais potentes do organismo: as glutationas.

– A vitamina A (encontrada nos alimentos amarelos/alaranjados como cenoura, abóbora, mamão, damasco, entre outros) possuem também carotenoides que assim como o licopeno (encontrado em tomates, melancias, pitangas, goiabas, romãs) é importante devido às suas ações fotoprotetora e antioxidante, que também inibe a produção de radicais livres.

–  As isoflavonas: presentes na soja, ameixa, uva vermelha, vinho tinto, suco de uva integral, alho, casca de berinjela e beterraba podem prevenir queimaduras solares bem como a associação do uso de vitamina C na dieta.

– E é claro não podemos nos esquecer da água. A hidratação adequada da pele é de extrema importância. O consumo diário recomendado é de cerca de 2 litros de água. Porém, essa quantidade pode variar com seu peso e atividade física! Use também chás gelados e águas aromatizadas!

Posts Similares